--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1
JUNHO VERMELHO 2024

BAIXAR APP's

Defesa Civil alerta para chuva intensa nas próximas horas; Lago das Araucárias está 50% abaixo da capacidade total

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2024
JUNHO VERMELHO 2024

Entre segunda (16) e terça-feira (17), a chuva retorna a Santa Catarina com maiores volumes. Os acumulados médios de precipitação previstos nesses dois dias variam de 90 a 140 mm no Grande Oeste e Planalto Sul; de 70 a 110 mm no Planalto Norte, Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí; de 40 a 70 mm, na Grande Florianópolis, Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí. Pontualmente, esses valores podem ser superados.

Além da chuva volumosa, há condição de temporais (com chuvas intensas em curto espaço de tempo, com raios, fortes rajadas de vento e granizo) em todas as regiões catarinenses, com indicativo de tempo severo no Extremo Oeste e Oeste. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica. Essas chuvas estão associadas a sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera, ao intenso fluxo de calor e umidade da região amazônica e a formação de uma frente fria no oceano.

Lago das Araucárias

Para Fraiburgo, a Defesa Civil municipal projeta acumulado de 60 mm. Como prevenção às inundações, o Lago das Araucárias foi esvaziado e está 50% abaixo da sua capacidade total.

Previsão para os próximos dias

Na quarta-feira (18), mantém-se a condição de chuva em Santa Catarina, mas com menores volumes. Permanecem, no entanto, as condições de temporais isolados no Grande Oeste, sobretudo nas áreas de divisa com o Paraná. Entre a tarde e noite de quinta-feira (19), a condição de temporais e chuva intensa é especialmente para o Grande Oeste.

Emergências acione o 193 do Corpo de Bombeiros ou 199 da Defesa Civil

 

Últimas Notícias