--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Comitê Canoas e Pelotas alcança marco histórico na gestão dos recursos hídricos

Em um momento crucial para a gestão dos recursos hídricos na região, o Comitê Canoas e Pelotas vivenciou um marco histórico na última semana, em Lages. Na ocasião, a empresa HRA  Engenharia e Meio Ambiente apresentou a Etapa C do Plano de Recursos Hídricos (PRH), etapa final do plano que foi aprovada pela maioria dos representantes do Comitê presentes na Assembleia Extraordinária.

O PRH, fruto de um processo participativo e coletivo, contou com a colaboração ativa de toda a comunidade das Bacias Hidrográficas dos Rios Canoas e Afluentes Catarinenses do Rio Pelotas. Através de oficinas realizadas em diversos municípios, técnicos, professores, estudantes, representantes de associações e sindicatos, empresários e moradores das bacias hidrográficas puderam contribuir para a construção do plano.

Desde 2022, a HRA Engenharia e Meio Ambiente vem se dedicando aos estudos que embasam o PRH. Na etapa final, foram definidos Planos de Ação específicos e diretrizes importantes relacionadas à Outorga e Cobrança da Água.
O estudo, que abrange os 32 municípios da bacia hidrográfica, localizados na Serra Catarinense, Meio Oeste, Vale do Contestado, Planalto Sul e Alto Vale do Rio do Peixe, aprofunda os principais temas relacionados à gestão dos recursos hídricos na região.

O PRH se configura como um dos mais importantes instrumentos de gestão dos recursos hídricos, projetando ações para curto, médio e longo prazos. Através de um diagnóstico aprofundado da realidade local, o plano define metas, objetivos e indicadores para a melhoria da qualidade e da quantidade da água na região.

O engajamento de todos os participantes nas diferentes etapas do processo foi fundamental para a finalização do documento. O desafio agora é garantir que o plano seja apropriado não apenas pelo Comitê, mas por toda a comunidade das bacias hidrográficas. Em um contexto marcado por mudanças climáticas e crise ambiental, o PRH se torna um guia essencial para alcançar as metas e objetivos traçados, garantindo a disponibilidade de água para os diversos usos, com especial atenção à preservação do meio ambiente.

O PRH dos Rios Canoas e Afluentes Catarinenses do Rio Pelotas é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina, executada pela HRA Engenharia e Meio Ambiente. O Comitê de Bacias Hidrográficas e o Grupo de Acompanhamento do Plano (GAP) supervisionaram o processo, com o apoio da Entidade Executiva Universidade do Contestado (UNC). Este marco histórico na gestão dos recursos hídricos representa um passo crucial para o desenvolvimento sustentável da região, assegurando a disponibilidade de água para as futuras gerações.

Últimas Notícias