--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Comarca de Herval d’Oeste passará a funcionar em sede própria neste mês

A comarca de Herval d’Oeste, no Meio-Oeste, tem data para começar a operar em sede própria. A inauguração do novo Fórum ocorrerá em 26 de junho, às 16h, e a partir do dia seguinte o atendimento presencial aos moradores de Herval d’Oeste e Erval Velho volta à normalidade em um espaço amplo, moderno, acessível e com sistemas voltados à sustentabilidade. Ao todo, são três mil metros de área construída.

Os trabalhos de deslocamento ocorrem a partir desta semana, na próxima quinta-feira (20). Por conta disso, o expediente forense continua em sistema remoto, com atendimento ao público realizado por telefone, e-mail, balcão virtual e outros meios tecnológicos disponíveis. Este período será destinado ao transporte e montagem do acervo; mudança do link de dados e de telefonia via rede de intranet e internet; e, ainda, organização e limpeza das novas instalações.

Por duas décadas, o Judiciário local funcionou em espaços locados. Esse novo prédio foi projetado pela equipe da Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) do Poder Judiciário e foi construído em um terreno doado pelo município de Herval d’Oeste na rua Nereu Ramos, no bairro Vila Militar. Além da pré-instalação da atual vara judicial, o espaço contará com a possibilidade de ampliação futura para acomodar mais uma vara; há lugar também para duas promotorias de justiça e uma sala de apoio aos advogados da OAB.

O diretor de Engenharia e Arquitetura do TJSC, Everton William Tischer, diz que a edificação está dotada, além de todos os elementos para garantia da acessibilidade universal a todos os seus espaços, de banheiros exclusivos para PCD em cada um dos andares, vagas exclusivas de estacionamento e acesso a todas as salas e andares do prédio.

Haverá também espaços que garantam a segurança dos jurisdicionados como, por exemplo, celas e lugares exclusivos para o trânsito de veículos do Departamento de Administração Prisional, assim como sistemas de controle de acessos. Em relação à sustentabilidade ambiental, o prédio contará com sistemas prediais de alta eficiência e voltados à economia de energia.

“Teremos iluminações totalmente em LED, sistemas de climatização de baixo consumo, reaproveitamento de água das chuvas, brises nas fachadas e telhados verdes em cada um dos andares para redução da incidência de luz solar direta nos ambientes, o que diminui o consumo de energia, melhora a qualidade do ar e a ventilação dos ambientes”, explica Tischer.

Os números de telefone e endereços de e-mail de contato da comarca não sofreram alteração. Neste período de suspensão do expediente forense e dos prazos processuais, o atendimento ao público, em casos urgentes, será realizado por meio telefônico pelos servidores e servidoras de plantão do cartório, no (49) 98404-8427, e pela assessoria de gabinete, no (49) 3521-8808 e (49) 3521-8825.

Taina Borges – NCI/TJSC

Últimas Notícias