Com fim da portaria que suspende atividades presenciais, rede estadual se prepara para iniciar o Apoio Pedagógico presencial nas escolas

Na rede estadual, a semana é de orientação docente para o início do Apoio Pedagógico Presencial. Entre quarta e sexta-feira, 14 a 16 de outubro, haverá uma formação da Secretaria de Estado da Educação (SED) aos professores que atuarão no programa. Enquanto isso, a equipe gestora e administrativa da escola deverá organizar a dinâmica de retorno.

“A capacitação e as interações desta semana somam-se aos esforços que toda a rede estadual está fazendo para podermos retomar as atividades presenciais nas nossas escolas com a segurança de todos os envolvidos: alunos, professores e equipe gestora. Com segurança e com uma escola organizada, poderemos cumprir a nossa responsabilidade de levar o conteúdo letivo a todos os estudantes”, destacou o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

Na rede estadual, as escolas devem começar a receber os alunos para o Apoio Pedagógico a partir da próxima segunda-feira, 19. O cronograma prevê a retomada gradual das atividades presenciais a partir dos alunos do terceiro ano. Os alunos do segundo ano devem ser incluídos na semana seguinte e assim sucessivamente, até chegar ao sexto ano do Ensino Fundamental.

Os alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental da rede estadual não devem ter atividades presenciais neste ano. A exceção é na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que deve ter Apoio Pedagógico apenas para estudantes dos anos iniciais do fundamental. Todos os alunos da rede estadual, independentemente da participação no Apoio Pedagógico Presencial, seguem em atividades remotas até o fim de 2020.

Definições para atividades presenciais

  • Definição estadual: Disponibilização do Plano de Contingência e das portarias de regulamentação
  • Definição regional: Cor do mapa da Matriz de Risco para Covid-19 do Governo do Estado
  • Definição municipal: Comitê Municipal aprova e homologa os planos de cada escola de todas as redes de ensino
  • Definição por escola: Cada escola faz seu plano, no modelo disponibilizado pela autoridade sanitária estadual
  • Definição por rede de ensino: Cada rede escolhe como serão suas atividades pedagógicas.

Créditos: Gabriel Duwe de Lima/Assessoria de Comunicação/Secretaria de Estado da Educação – SED

MAIS NOTÍCIAS
COMENTÁRIOS
Carregando...
×