Ao longo desta semana, Santa Catarina será impactada por uma forte onda de calor trazida pelos ventos do quadrante norte, que transportam ar quente da porção central do Brasil para o estado. Segundo a central de monitoramento da Secretaria da Proteção e Defesa Civil, as temperaturas máximas à tarde deverão ultrapassar os 30°C em grande parte do território catarinense, com regiões como o Grande Oeste e o Litoral Sul se aproximando dos 40°C. Além disso, as madrugadas também serão quentes, com mínimas que em alguns dias não devem cair abaixo dos 20°C no interior do estado.
Os meteorologistas alertam que a baixa umidade relativa do ar, atingirá seus piores índices no período da tarde. São esperados níveis abaixo de 30% em boa parte do estado, com o Oeste registrando valores abaixo de 20%. Esses fatores combinados representam um risco elevado para a saúde da população.
Final de semana ‘igual o deserto’
Com temperaturas em elevação, no último domingo (8) de semana a cidade de Caçador registrou a umidade relativa do ar, menor que a do deserto do Saara. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade no município chegou a 14%. No deserto do Saara, a umidade relativa do ar, fica entre 14% e 20%.
Cidades catarinenses como Rio Negrinho (12%), Montes Claros (15%), Curitibanos (16%), Joaçaba (16%), Major Vieira (17%) e Lages (19%), ficaram com dados semelhantes ao deserto.