Nesta terça-feira (27) de setembro, produtores de maçã, engenheiros agrônomos e responsáveis técnicos se reuniram para participar da palestra promocional pela campanha “Todos contra o Cancro Europeu”. A abertura foi feita pelo presidente da Asseaf, André Zagonel , seguida de uma fala do coordenador do Núcleo de Fruticultura, Jeferson Argenton , que destacou a importância da discussão sobre o Cancro Europeu e seu impacto na fruticultura.
Cláudio Ogoshi , pesquisador da Epagri de Caçador, ministrou uma palestra sobre a sanidade dos pomares de maçã, abordando doenças como a mancha, que afetam variedades comerciais como a Gala. Ele também incluiu resultados de estudos e pesquisas sobre essas estimativas.
O evento atraiu a participação do pesquisador da Epagri de São Joaquim, Leonardo Araújo , que focou especificamente no Cancro Europeu. Ele detalhou os riscos da doença, além de destacar métodos de manejo para identificação e exclusão de plantas contaminadas. Araújo também publicou a importância das varreduras periódicas nos pomares e do uso do aplicativo Cancontrol , desenvolvido para auxiliar no combate à doença.
O encontro foi finalizado com uma apresentação do gerente do departamento de Sanidade Vegetal da Cidasc, Alexandre Mees , que explicou os protocolos, normas e procedimentos necessários para garantir a sanidade e produtividade dos pomares de maçã. Esse evento fez parte da programação das Mesas dos Núcleos da Aciaf , em parceria com a Facisc , Sebrae e o Programa Empreender.