O acionamento ocorreu por volta das 12h06min de sábado (07/06) quando o COBOM recebeu a informação via telefone de emergência 193 de que na empresa Marely Móveis Ltda estava acontecendo um princípio de incêndio. Ao chegar no local, foi constatado a fase inicial do incêndio em um estufa onde é realizado a secagem da madeira. O equipamento encontrava-se fechado com fogo confinado no seu interior, e apenas havia muita fumaça saindo.
Para o combate ao incêndio foram montadas três linhas de ataque, com a finalidade de cobrir toda a área, duas linhas de ataque, e uma linha extra de defesa, sendo necessário utilizar o hidrante da empresa para abastecer o caminhão a todo tempo. Dotada de equipamento de combate a incêndio, a equipe deu início aos procedimentos padrões para combater à incêndio confinado. A abertura da porta foi feita de maneira controlada para que não ocorresse o fenômeno de Backdraft, uma explosão causada pela queima abrupta de gases superaquecidos pela oxigenação rápida em um ambiente de incêndio pobre em oxigênio.
Enquanto a guarnição controlava o incêndio jogando muita água, um bombeiro entrou na edificação a fim de prender um cabo de aço no carrinho onde estavam as madeiras queimando. O ambiente era muito quente e não tinha nenhuma visibilidade, mas era necessário para retirar o material combustível queimando e não alastrar ainda mais o incêndio. Graças ao preparo e ação rápida da equipe, conseguiu-se salvar toda a edificação sem nenhum ferido, minimizando muito os prejuízos da empresa. Utilizou-se quatro mil litros de água e o combate durou aproximadamente uma hora.
Fonte/foto: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Cecília