BAIXAR APP's

Apagão afeta 310 mil unidades consumidoras em Santa Catarina

Em todo o Brasil, mais de 20 estados enfrentaram falta de energia na manhã desta terça-feira (15). Até às 09h, segundo dados das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), mais de 313 mil unidades consumidoras estavam sem eletricidade.
O apagão veio através de uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional que provocou um Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). Os primeiros registros de falta de energia começaram às 08h30. Em nota, a Celesc diz que não há informações oficiais sobre o apagão.
Na regional Videira, mais de 12 mil interrupções foram registradas. O município mais atingido foi o de Timbó Grande. Outros como Fraiburgo, Lebon Régis, Monte Carlo, Caçador e Videira não sofreram com o apagão.

Nota da Celesc

A Celesc informa que por volta das 08h30min uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional provocou a atuação do ERAC interrompendo o fornecimento de energia em Unidades Consumidoras por todo o Estado.
O ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga é um sistema nacional especial de proteção específico que atua para manter o equilíbrio entre geração e consumo de energia.
Destacamos que trata-se de um problema relacionado ao sistema nacional interligado e não está ligado à rede de distribuição da Celesc.
O fornecimento de energia está sendo restabelecido e é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN). Ainda não há informações oficiais sobre a causa que provocou a atuação do ERAC. O apagão afetou Santa Catarina, outros 19 estados e o Distrito Federal.

Nota do Ministério de Minas e Energia

O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

O que é ERAC

ERAC é uma sigla que significa Esquema Regional de Alívio de Carga, é um sistema especial de proteção específico para o corte de carga por meio de subfrequência do sistema a valores preestabelecidos.
O ERAC efetua o corte automático de cargas por meio de atuadores, como relés, quando é detectado uma taxa de variação de frequência no tempo (∆f/∆t), desligando assim cargas previamente estabelecidas.
Como o Sistema Interligado Nacional (SIN) é constituído por quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e a maior parte da região Norte, e estes são interconectados por meio da malha de transmissão, propicia assim a transferência de energia entre subsistemas, o que permite a obtenção de ganhos sinérgicos. A integração dos recursos de geração e transmissão permite o atendimento ao mercado com segurança e economicidade.

Últimas Notícias