--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Ajuda ao RS: profissionais da Celesc que trabalharam no estado vizinho são homenageados

Os profissionais da Celesc que auxiliaram no restabelecimento da energia elétrica no Rio Grande do Sul foram homenageados nesta terça-feira (25) em evento realizado no auditório Milan Milasch, na Administração Central. Cada um dos eletricistas, técnicos e engenheiros que trabalharam no estado vizinho foram presenteados com placas de agradecimento e um quadro com fotos da atuação no RS. Também receberam os cumprimentos do presidente Tarcísio Rosa e de toda a diretoria da Companhia.

O governador Jorginho Mello enviou uma mensagem gravada aos homenageados, agradecendo o empenho e a coragem de todos. O secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, coronel Fabiano de Souza, esteve presente e salientou que solidariedade catarinense se deve ao fato de o Estado já ter passado por grandes desastres naturais no passado. “Nós sabemos o que está acontecendo no RS porque já vivemos situações semelhantes. É por isso que enviamos mais de 600 profissionais para lá e seremos os últimos a sair”, completou.

O presidente Tarcísio parabenizou os profissionais e ressaltou que o trabalho realizado vai servir de exemplo para todo o Brasil. “Eu recebi diversas ligações dos presidentes das empresas responsáveis pela distribuição de energia no RS, dos prefeitos das cidades e até do governador gaúcho. Todos estão muito gratos pelo que fizemos. E, a partir de agora, a ANEEL deve regulamentar esse tipo de ajuda entre estados, tudo por causa da nossa iniciativa”, disse.

O diretor de Distribuição da Celesc, Cláudio Varella, afirmou que a ajuda catarinense jamais será esquecida pelos gaúchos, e que esse laço de fraternidade será mantido para sempre. “Cada um aqui está na história da Empresa e na história da vida de cada pessoa que ajudaram. Vocês jamais serão esquecidos”.

Quem também esteve presente no evento foi o presidente da Rio Grande Energia (RGE), Marcos Antônio Villela. A empresa é a concessionária em mais de 370 municípios gaúchos. Villela fez questão de vir a Florianópolis agradecer pessoalmente aos profissionais da Celesc. “A ajuda de vocês foi imprescindível. Não teríamos conseguido superar esse acontecimento sem a força de cada um”, completou.

A força-tarefa

As equipes da Celesc no RS concentraram-se em Porto Alegre e no Vale do Taquari. Foram mais de 100 profissionais no estado vizinho. De Santa Catarina, foram enviados 10 caminhões, 12 caminhonetes 4×4 e três carros.

A primeira equipe de apoio ao Rio Grande Sul partiu de Santa Catarina no dia 14 de maio e atuou nos municípios do Vale do Taquari, uma das regiões mais devastadas pelas cheias e deslizamentos. Esta equipe completou mais de 60 serviços de campo em 38 comunidades. Cerca de 230 postes foram instalados, substituídos ou reinstalados, e mais de 56 quilômetros de condutores foram reconstruídos.

A segunda força-tarefa da Celesc concentrou-se na cidade de Porto Alegre, principalmente nos bairros Humaitá, Sarandi, Ilha do Pavão, Ilha da Pintada, Ilha das Flores e em algumas localidades da zona sul da cidade.

As equipes chegaram à capital gaúcha no dia 26 de maio, e atuaram em parceria com os profissionais da Equatorial, a distribuidora de energia local. A principal atividade foi o restabelecimento da energia em regiões de enchente, com a recomposição de alimentadores e a reenergização de transformadores, além do atendimento de emergências. Ambas as equipes retornaram a Santa Catarina no dia 06 de junho.

O eletricista de Araranguá Valério Monteiro Pinto foi um dos homenageados. Ele fez parte da equipe que foi à capital gaúcha. Valério disse que tirou muitas lições da experiência vivida no Rio Grande do Sul. “Lá, a gente aprendeu o que é resiliência e o que é gratidão. O carinho que recebemos do povo gaúcho é maior do que tudo aquilo que fizemos por eles. Além disso, essa experiência nos mostrou o quanto o nosso trabalho tem de qualidade, e o quanto a gente pode ajudar as pessoas”, finalizou.

Últimas Notícias