--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

Agências bancárias fecham nesta quinta (19) devido ao feriado de Corpus Christi

CAMPANHA JULHO AMARELO
Ilustração/Agência Brasil

As agências bancárias de todo o país estarão fechadas para atendimento presencial nesta quinta-feira, 19 de junho, em razão do feriado nacional de Corpus Christi. A informação foi confirmada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que também alertou para a suspensão das compensações bancárias, como a Transferência Eletrônica Disponível (TED), durante o feriado.

Apesar disso, os serviços por meio do Pix seguirão operando normalmente. O sistema de transferências instantâneas funciona 24 horas por dia, inclusive em feriados e pontos facultativos.

Segundo a Febraban, algumas agências poderão manter as salas de autoatendimento disponíveis aos clientes, a critério de cada instituição. Já na sexta-feira (20), o atendimento presencial ao público será retomado nas localidades onde não houver feriado municipal ou estadual nem ponto facultativo.

Contas, boletos e tributos

Contas de consumo — como água, luz e telefone — e boletos com vencimento previsto para o dia 19 poderão ser pagos no próximo dia útil sem a incidência de multa ou juros, nas cidades onde a sexta-feira for considerada expediente normal.

A Febraban ressalta que o sábado não é considerado dia útil para fins bancários, o que significa que não há liquidação financeira nesse dia.

Com relação aos tributos e impostos com vencimento marcado para o feriado, a orientação é que os contribuintes antecipem o pagamento para evitar encargos por atraso. Boletos emitidos para clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

A entidade também reforça que os canais digitais — como aplicativos de celular e internet banking — continuam operando normalmente, permitindo o acesso a serviços como pagamentos, transferências e consultas de extrato.

“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem utilizar tanto os canais digitais quanto as áreas de autoatendimento das agências para a realização de operações bancárias”, concluiu a Febraban.

Com informações da Agência Brasil