Empresa participa do evento, em Florianópolis (SC), em parceria com a Trashin, e com mobiliários sustentáveis no Lounge ESG – A Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, apoia mais uma vez a gestão de resíduos de grandes eventos ao lado da startup Trashin, cleantech de logística reversa, gestão de resíduos 360 e eventos sustentáveis investida pela Irani Ventures – veículo de investimento e aceleração de startups que já conta com um portfólio de quatro investidas e mais de R$ 5 milhões aportados. As duas empresas estarão no Startup Summit 2024, um dos principais eventos do ecossistema de startups do Brasil, que ocorre em Florianópolis (SC) nos dias 14, 15 e 16 de agosto e contará com mais de 200 palestrantes e um público esperado de 10 mil pessoas.
Na ocasião, estarão disponíveis 250 lixeiras de papelão para descarte de papel, plástico, metal, vidro, rejeitos, resíduos compostáveis e recicláveis. As lixeiras são produzidas pela Irani com matéria-prima reciclada e, quando o uso não for mais possível, voltam para o processo produtivo em forma de aparas dentro do conceito de economia circular. A Trashin irá contabilizar em tempo real sobre a gestão de resíduos ao longo do evento no seu estande, e publicará os resultados de impacto socioambiental em um site após o evento.
Além das lixeiras, a Irani também estará no Startup Summit com mobiliários sustentáveis desenvolvidos a partir de matéria-prima reciclada e recicláveis. Os móveis projetados pela área de engenharia de embalagens da empresa serão parte da decoração que compõe o Lounge ESG – promovido pelo Sebrae – com mesas, sofás, painéis e espreguiçadeiras, alinhados ao conceito de sustentabilidade e ESG do espaço.
A companhia também participará do painel Soluções Sustentáveis: Integrando Inovação e Responsabilidade, no dia 16/08 às 14h, quando especialistas e lideranças do setor debaterão como a inovação e a responsabilidade empresarial podem se unir para criar soluções ambientalmente corretas, que beneficiem tanto o meio ambiente quanto a economia. Os painelistas abordarão os desafios enfrentados nesta missão e as oportunidades que surgem quando a sustentabilidade é integrada ao planejamento estratégico do negócio, como tem a Irani, como grandes companhias e startups estão liderando a transformação para um futuro mais verde. Com mediação de Sérgio Finger, da Trashin, o debate terá como painelistas Sônia de Oliveira, coordenadora de Inovação da Irani e a Treeback, empresa que fará a compensação de carbono do evento.
Trashin foi a primeira investida da Irani
A parceria entre Irani e Trashin, primeira investida da Irani Ventures, veículo de Corporate Venture Capital da Irani, ocorreu no South Summit de 2023 e se repetiu em 2024. Realizadas em Porto Alegre (RS), as ações das duas empresas na distribuição e gestão das lixeiras de papelão recicladas e recicláveis receberam 50,5 toneladas de resíduos que tiveram o destino correto.
“Ficamos muito felizes e orgulhosos em ver como essa parceria está chegando em lugares e eventos tão importantes, conscientizando o público a respeito do descarte correto de resíduos. A sustentabilidade e o meio ambiente são premissas do trabalho da Irani, e temos como missão levar essa mensagem e preocupação ao maior número possível de pessoas”, destaca o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani, Fabiano Oliveira.
Para Sérgio Finger, cofundador e CEO da Trashin, participar de mais um evento de inovação como esse ao lado da Irani demonstra a importância do cuidado com a economia circular. “É muito significativo ver que, cada vez mais, os organizadores de grandes eventos estão dando a devida atenção para esse assunto. Precisamos trabalhar juntos em busca de um mundo mais sustentável, e isso começa a partir da conscientização do próximo”, afirma.
Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.
Sobre a Trashin
Fundada em 2018, a Trashin é uma cleantech que realiza operações de gestão de resíduos 360, programas de logística reversa com o uso de tecnologia e inovação; e eventos sustentáveis. Essas ações garantem que os resíduos coletados retornem à indústria como insumo, promovendo a economia circular que gera impacto socioambiental positivo. A empresa, criada em Porto Alegre (RS), conquistou a confiança de grandes companhias para realizar operações de logística reversa, gestão de resíduos e desenvolvimento de estratégias para potencializar métricas de ESG.
Entre as empresas atendidas estão a Havaianas (Alpargatas), Natura, Unimed, Movida, entre outras. Dentro dessas corporações, a Trashin desenvolve trabalhos que controlam níveis de produtividade e desperdício, promovendo a sustentabilidade através de uma metodologia única que pode ser facilmente aplicada em diversas organizações em todos os estados do Brasil. A Trashin foi acelerada pela Ventiur e passou por captações na Captable, a principal plataforma de investimentos em startups no Brasil.