--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

Investimento de R$ 93 milhões reforça infraestrutura energética no Meio-Oeste de SC e impulsiona expansão industrial

Investimento de R$ 93 milhões reforça infraestrutura energética no Meio-Oeste de SC e impulsiona expansão industrial
(foto: divulgação/SECOM SC)

Um pacote de R$ 93 milhões em investimentos na infraestrutura energética foi entregue nesta quarta-feira (24) no Meio-Oeste de Santa Catarina, com a promessa de impulsionar a expansão industrial e a geração de empregos na região.

As obras foram executadas pelo Governo do Estado e pela Celesc e incluem a construção de uma nova subestação em Treze Tílias, duas linhas de distribuição de alta tensão e a ampliação da Subestação Catanduvas.

Do total investido, R$ 56,3 milhões foram aportados pelo Governo de Santa Catarina e R$ 36,5 milhões pela Celesc.

A nova Subestação Treze Tílias foi projetada para atender mais de 8,7 mil unidades consumidoras e entra em operação com capacidade inicial de 26 MVA, podendo ser ampliada para até 120 MVA conforme o crescimento da demanda.

A estrutura também é considerada estratégica para a indústria local, especialmente para a Tirol, que passa a contar com maior segurança energética para expandir a produção de laticínios e deve abrir cerca de 100 novas vagas de trabalho.

Durante o evento, também foi autorizada a construção de uma nova linha de distribuição para atender a empresa Baterias Pioneiro, ampliando o potencial de desenvolvimento industrial da região.

Para integrar a nova subestação ao sistema elétrico estadual, foi construída uma linha de 138 kV com 29,6 quilômetros entre Catanduvas e Treze Tílias. Outra linha, com 3,6 quilômetros, faz a ligação direta da subestação à unidade da Tirol.

Além dos novos investimentos, o governo destacou a conclusão de 1.000 quilômetros de rede trifásica rural em Santa Catarina. O programa recebeu R$ 155 milhões em investimentos e beneficia mais de 100 mil pessoas, principalmente produtores rurais do Oeste, Planalto Serrano e Alto Vale.

A iniciativa integra o maior plano de investimentos da história da Celesc. Entre 2023 e 2026, a companhia prevê aplicar mais de R$ 5 bilhões na ampliação e modernização do sistema elétrico em todas as regiões do estado.