--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

Sebrae/SC encerra ciclo dos programas ALI Produtividade e ALI Rural na Regional Centro-Norte

Empresários e produtores rurais dos municípios de Caçador, Videira, Macieira, Rio das Antas, Arroio Trinta, Santa Cecília, Monte Castelo, Canoinhas e Lebon Régis, participantes dos programas ALI Produtividade e ALI Rural, concluíram mais um ciclo de acompanhamento promovido pelo Sebrae/SC. Os Encontros Coletivos Finais foram realizados entre os dias 10 e 13 de junho, reunindo representantes das empresas e propriedades rurais atendidas pela Regional Centro-Norte. Os eventos marcaram o encerramento de mais uma etapa voltada ao fortalecimento da inovação, da produtividade e da competitividade dos pequenos negócios urbanos e rurais.

A iniciativa reuniu participantes que concluíram a jornada de atendimento dos programas, criando um ambiente de integração, troca de experiências e compartilhamento dos resultados alcançados ao longo do processo. Durante os encontros, empresários e produtores puderam apresentar avanços obtidos em seus empreendimentos, relatar desafios superados e destacar as melhorias implementadas com o apoio dos Agentes Locais de Inovação.

O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) é uma iniciativa do Sebrae que busca apoiar micro e pequenas empresas, bem como produtores rurais, na adoção de soluções inovadoras voltadas ao aumento da produtividade, melhoria da gestão e fortalecimento da competitividade. Por meio de acompanhamento especializado e metodologia estruturada, os participantes recebem orientações práticas para identificar oportunidades de melhoria, otimizar processos e alcançar resultados mais sustentáveis.

A gerente regional Centro-Norte do Sebrae/SC, Aglaes Beatriz Meirelles da Silva, destaca que o programa tem contribuído diretamente para a evolução dos negócios participantes.

“O ALI é uma iniciativa que aproxima a inovação da realidade dos pequenos negócios. Muitas vezes, pequenas mudanças nos processos, na gestão ou na forma de planejar as atividades já geram impactos significativos nos resultados. Ao longo desse ciclo, acompanhamos empresas e produtores rurais que se dedicaram a implementar melhorias e que hoje encerram essa etapa mais preparados para enfrentar desafios e aproveitar novas oportunidades”, afirmou.

Segundo Aglaes, além dos resultados obtidos durante o acompanhamento, os encontros também representam um importante momento de valorização das trajetórias construídas pelos participantes.

“Os encontros finais permitem que empresários e produtores compartilhem experiências, conheçam soluções aplicadas por outros participantes e percebam que a inovação pode estar presente em diferentes realidades. Mais do que encerrar um ciclo, estamos fortalecendo uma cultura de melhoria contínua e de busca permanente por competitividade”, destacou.

A ação contou com a participação das empresas e propriedades rurais que finalizaram o ciclo de acompanhamento dos programas ALI Produtividade e ALI Rural, evidenciando o compromisso dos participantes com a busca contínua por inovação, eficiência e desenvolvimento sustentável.

Inscrições abertas para novo ciclo

Empresas interessadas em participar do Programa ALI Produtividade já podem manifestar interesse para o próximo ciclo de atendimento, com início previsto para julho. A iniciativa é voltada a micro e pequenas empresas dos setores de comércio, serviços e indústria que desejam aumentar sua produtividade, fortalecer a gestão e implementar soluções inovadoras para seus negócios.

O programa oferece acompanhamento especializado de um Agente Local de Inovação (ALI), que atua diretamente junto ao empresário na identificação de oportunidades de melhoria, construção de diagnósticos, definição de prioridades e implementação de ações práticas voltadas ao aumento da competitividade e dos resultados.

Entre os benefícios estão diagnóstico empresarial estruturado, plano de ação personalizado, acompanhamento individualizado, implementação de melhorias práticas, apoio à inovação e transformação digital, além de ações voltadas ao aumento da produtividade e do faturamento.

A abertura de um novo ciclo reforça o compromisso do Sebrae/SC com o fortalecimento dos pequenos negócios da região, oferecendo aos empreendedores acesso a metodologias, ferramentas e acompanhamento especializado que contribuem para o aumento da competitividade e da sustentabilidade das empresas.

As vagas são limitadas e o atendimento é totalmente subsidiado pelo Sebrae. Os interessados podem obter mais informações e realizar a inscrição por meio da plataforma do Programa Brasil Mais Produtivo.