--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

Alesc aprova projeto que autoriza spray de pimenta para mulheres sob medida protetiva

Alesc aprova projeto que autoriza spray de pimenta para mulheres sob medida protetiva
(foto: Bruno Collaço/Agência Alesc)

Deputados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovaram por unanimidade, na tarde desta terça-feira (24), um projeto de lei que autoriza o fornecimento de spray de pimenta para mulheres sob medida protetiva. A votação ocorreu durante sessão do programa Alesc Itinerante, realizada em Curitibanos.

O PL 792/2025, de autoria do deputado Alex Brasil, prevê que o governo estadual poderá disponibilizar gratuitamente o item para mulheres vítimas de violência doméstica ou tentativa de feminicídio. Para ter acesso, será necessário comprovar medida protetiva deferida pela Justiça e renda individual de até dois salários mínimos. O uso será restrito à defesa pessoal contra o agressor identificado.

Parlamentares como Marquito, Dr. Vicente Caropreso, Sargento Lima e Paulinha destacaram a importância da medida para ampliar a proteção às mulheres.

Na mesma sessão, os deputados aprovaram propostas voltadas às pessoas com deficiência. O PL 78/2025, do deputado Marcius Machado, permite que pessoas com transtorno do espectro autista utilizem brinquedos de recreação em solo acolchoado sem a obrigatoriedade de meias, considerando a hipersensibilidade sensorial. Já o PL 737/2025, de autoria do deputado Nilso Berlanda, institui o Dia Estadual da Mãe Atípica, a ser celebrado em 30 de novembro.

O plenário também aprovou três projetos do deputado Lucas Neves que reconhecem como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado o queijo serrano, a goiaba serrana e a produção de maçã, com o objetivo de valorizar a identidade regional e impulsionar o turismo.

Ainda durante a sessão, entidades de municípios como São Joaquim, Porto União, Urubici e Correia Pinto receberam o Título de Utilidade Pública. Todos os projetos aprovados seguem para análise do governador.

Os parlamentares também aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 1/2023, de autoria do deputado Maurício Peixer, que inclui a Sociedade Cultura Artística entre as entidades com direito a apoio do Estado. A proposta recebeu emenda do deputado Napoleão Bernardes para incluir também a Associação Dramático Musical Carlos Gomes.