A CELESC iniciou nesta semana um trabalho de limpeza e adequação de cabos nos postes de Fraiburgo. A ação começou pela região central da cidade e deve se estender ao longo do mês de março, com o objetivo de reduzir a poluição visual e aumentar a segurança da população.
A medida ocorre após notificação do Procon Estadual aos municípios catarinenses, alertando sobre a situação de fios soltos e cabos em desuso instalados nos postes de energia elétrica. Em Fraiburgo, a realidade não é diferente, especialmente na área central, onde há maior concentração de empresas que compartilham a estrutura.
De acordo com o supervisor de operação e manutenção da companhia, todas as empresas de internet e telefonia que utilizam os postes foram notificadas previamente para realizar a adequação e sinalização de seus cabos. Após esse prazo, as equipes da CELESC, em conjunto com as compartilhadoras, iniciaram a retirada dos fios irregulares, inativos ou instalados fora dos padrões técnicos.
O trabalho inclui vistoria e mapeamento dos pontos considerados mais críticos. A partir desse levantamento, as empresas são comunicadas para regularizar a situação. Nos casos em que há risco iminente, como cabos baixos ou caídos, a própria CELESC pode agir de forma imediata.
Segundo a companhia, cada empresa que utiliza os postes deve estar devidamente cadastrada e identificada nas estruturas, já que paga pelo uso do espaço. A identificação é fundamental para verificar a regularidade dos cabos instalados.
A orientação à comunidade é para que, ao identificar fios soltos, caídos ou em situação de risco, não toque nos cabos e entre em contato imediatamente com a central de atendimento 0800 da CELESC, que funciona 24 horas por dia. A recomendação é considerar toda a rede como energizada, mesmo quando se tratar de cabos de telefonia ou internet, já que estão fixados em postes que podem conduzir energia.
Além de melhorar o aspecto visual da cidade, a iniciativa busca prevenir acidentes e garantir mais segurança para pedestres e motoristas. A previsão é que, após a conclusão dos trabalhos no Centro, a ação avance para outros bairros do município.


