A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre a circulação de falsos anúncios na internet e em redes sociais que oferecem medicamentos agonistas GLP-1 — popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras” —, incluindo o Mounjaro (tirzepatida).
De acordo com a agência, os anúncios fraudulentos prometem o acesso aos medicamentos por preços reduzidos ou até mesmo de forma gratuita, supostamente por meio de programas do governo federal. Para isso, pedem que o usuário realize um cadastro online.
Em nota, a Anvisa reforçou que não comercializa medicamentos nem atua como intermediária em vendas. Além disso, alertou que alguns desses anúncios chegam a simular o visual do site oficial da agência, utilizando domínios falsos, como “gov.anvisa.org”, que não pertence à Anvisa.
“Atenção: os anúncios são falsos. A Anvisa não comercializa qualquer medicamento ou serve de intermediária para a sua venda”, destacou o comunicado.
A agência orienta que a compra de medicamentos deve ser feita apenas em farmácias e drogarias regularizadas, e pede que o público não clique em links suspeitos nem forneça dados pessoais em sites duvidosos.
Denúncias sobre publicações falsas podem ser encaminhadas diretamente aos canais oficiais da Anvisa.
Com informações da Agência Brasil


