Uma reunião finalizada na manhã desta quinta-feira (6), definiu as ações para minimizar os impactos da estiagem no município de Campos Novos, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Na cidade, o prejuízo pela falta de chuva chega a quase R$ 45 milhões de reais. Um decreto de situação de emergência será publicado.
De acordo com o prefeito Dirceu José Kaiper, o pico da falta de chuva aconteceu nos meses de dezembro e janeiro. “Mais de 1.100 propriedades rurais foram afetadas. O município já está atendendo essas localidades com água potável que serve para consumo humano e para as produções em geral, mas com esse decreto poderemos ampliar o atendimento”. Dentre as solicitações estão abastecimento de aviários e bebedouros para os animais.

O prefeito destaca ainda, que o município de Campos Novos tem uma agricultura e pecuária forte e calculados os prejuízos, o decreto se torna essencial.
Os 40 mil hectares afetados, recebem atenção também da Epagri. De acordo com o engenheiro Ademilso Sitneski, esse decreto vai auxiliar na aplicação de políticas públicas para reduzir os impactos da estiagem. “A cultura da soja foi a mais afetada, com uma perda aproximada de R$ 36 milhões, seguido do milho, silagem, fumo e outras culturas”.
Na produção de leite, as perdas foram significativas. Segundo a Epagri, com a estiagem, altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e redução da pastagem, o gado de leite sofreu estresse térmico e perdeu parte da produtividade.


