BAIXAR APP's

Terceira edição do Irani Labs tem parceria com Quintessa e foco em sustentabilidade

Uma das principais indústrias de papel e papelão ondulado do Brasil, a Irani Papel e Embalagem apresenta durante o South Summit, em Porto Alegre, a terceira edição do Irani Labs, com foco em dois de seus pilares estratégicos: inovação e sustentabilidade. Em parceria com o Quintessa, aceleradora de impacto pioneira no Brasil, até 12 startups selecionadas terão a oportunidade de apresentar suas soluções à companhia. Após a etapa de refinamento e cocriação com a companhia, seis delas implementarão pilotos destas soluções junto à Irani, com perspectiva de escalarem posteriormente para ações maiores. A companhia estará com um estande no evento, que ocorre na Capital gaúcha, entre os dias 29 e 31 de março, sendo uma das apoiadoras do South Summit 2023.

 

O Irani Labs é um programa de inovação aberta da companhia criado em 2020 com o objetivo de gerar conexões com startups e ecossistemas inovadores para desenvolver soluções sustentáveis em produtos, serviços e processos. Nesse ano, no Irani Labs – Edição ESG, cinco temáticas nortearão a escolha das participantes: Resíduos, Mudanças Climáticas, Embalagens Sustentáveis, Diversidade e Comunidades do Entorno e Melhoria nas condições sociais/de trabalho de catadores.

“Teremos uma edição bastante diferenciada, pelo foco total em sustentabilidade e pelo formato, com startups convidadas a partir de um banco de projetos já validados pelo Quintessa e seu reconhecido trabalho de estimular e alavancar projetos que fazem diferença na sociedade. Ou seja, projetos totalmente alinhados com nossas práticas e os compromissos ESG da Irani para o ciclo 2021-2030”, explica o diretor-presidente de Irani, Sérgio Ribas, que será painelista na Arena Stage, nesta sexta-feira, abordando tema Environmental Engineering: Self Sufficient Circular Economy, a partir de 12h10min.

 

 

 

A conexão com essas startups que geram impacto socioambiental positivo também é uma forma de a Irani alcançar seus compromissos ESG mais rapidamente e de forma mais eficaz, valorizando a inovação aberta, um dos pilares estratégicos da empresa. No caso de soluções voltadas ao desenvolvimento comunitário, posteriormente poderão ser aplicadas nas comunidades do entorno das unidades da Irani em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

 

“A iniciativa gera valor para as duas partes: as startups podem implementar suas soluções, tendo a Irani como potencial cliente e parceira de negócios, e a Irani ganha eficácia na execução de sua estratégia de negócio alinhada à agenda ESG, tendo as soluções já desenvolvidas pelas startups como aliadas. O Irani Labs é um ótimo exemplo de iniciativa que integra inovação e sustentabilidade de maneira estratégica, ainda mais por focar em agendas de novos negócios sustentáveis e portfólio de produtos da companhia”, acrescenta Anna de Souza Aranha, sócia-diretora do Quintessa.

 

 

 

O Irani Labs

  • É o programa de inovação aberta da companhia criado em 2020, com o objetivo de gerar conexões com startups e ecossistemas inovadores para desenvolver soluções sustentáveis em produtos, serviços e processos.

 

  • Desde o seu lançamento, o programa já contou com a realização de duas edições, tendo 227 startups inscritas e nove Provas de Conceito (PoC) concluídas.

 

  • Nas edições anteriores o Irani Labs teve como focos soluções inovadoras para gestão de resíduos, coleta e gestão de aparas, tecnologias florestais, novos materiais e barreiras, design de embalagem, customer experience, indústria 4.0, novos modelos de negócios, produtos e serviços.

 

 

Sobre a Irani

 

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.

 

Sobre o Quintessa

 

O Quintessa é um ecossistema de soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios sociais e ambientais centrais do país. Desde 2009, trabalha pela integração estratégica entre impacto positivo e resultado financeiro, atuando junto a empreendedores de negócios de impacto, grandes empresas, investidores, institutos e fundações para promover as agendas de inovação, impacto positivo e ESG. O Quintessa já identificou e mapeou mais de 5 mil startups e impulsionou mais de 250 startups de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cidades sustentáveis e inclusão. www.quintessa.org.br

Últimas Notícias