--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Sobe para 31 o número de mortes por afogamento na temporada de verão em SC

O primeiro mês da temporada de verão 2019/2020 teve um aumento de 16% no número de ocorrências de salvamento e resgate nas praias e rios de Santa Catarina em relação ao verão passado. Com isso, aumentou também o número de mortes por afogamento: 31 banhistas já perderam a vida no Estado entre os dias 12 de dezembro de 2019 e 19 de janeiro de 2020.

Os números estão em um novo relatório do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, divulgado nesta terça-feira (21). Até o momento 1561 resgates e salvamentos foram feitos pelas equipes no Estado, além de outras 287 ocorrências em que os helicópteros Arcanjo foram acionados. No mesmo período do verão de 2018/2019, as equipes do Arcanjo haviam sido acionadas 186 vezes — uma diferença de 54%.

Em relação às 31 mortes por afogamento, 20 delas ocorreram em áreas de água doce e que não tinham proteção de guarda-vidas. Outras 11 foram registradas em praias de água salgada, sendo nove em área descoberta de proteção e duas em locais com guarda-vidas.

Entre as vítimas, 30 eram homens e apenas uma mulher. A idade média dos banhistas que morreram era de 28 anos, segundo os bombeiros. Além dos 31 óbitos confirmados, outros nove afogamentos que resultaram em morte ainda estão sendo investigados.

Os casos se acentuaram desde o início do verão, em 22 de dezembro. O período coincidiu também com a alta do forte calor em SC, o que levou mais pessoas às praias e locais de banho no interior. Após o recesso de fim de ano o número de mortes passou a crescer mais lentamente. No entanto, segue a recomendação de cuidado para quem vai entrar no mar e de atenção especial às bandeiras dos guarda-vidas: em caso de bandeira vermelha (mar agitado) as pessoas não devem entrar na água.

O caso mais recente foi no Litoral Sul, onde um adolescente de 17 anos morreu na Lagoa dos Esteves, em Balneário Rincão,no último domingo (19). Robson Cândido da Silva teria se afogado ao tentar buscar uma bola em uma área de maior profundidade da lagoa. Um amigo do adolescente, um jovem de 18 anos, tentou socorrê-lo e também acabou se afogando, mas foi resgatado e passa bem.

Fonte: NSC 

Últimas Notícias