O que era uma grande expectativa , culminou com um alivio para o setor hoteleiro, quando o governo de Santa Catarina anunciou nesta segunda-feira (14) que hotéis e pousadas poderão funcionar com 100% da capacidade a partir de 21 de dezembro.
O executivo afirmou que o objetivo da nova regra é que as atividades ocorram no verão com o cumprimento de todas as normas sanitárias contra a Covid-19.
Entre as recomendações do governo para os estabelecimentos estão o uso de máscara, do álcool em gel e evitar a aglomeração de pessoas. O governador, Carlos Moisés (PSL), afirmou que “Os empresários serão nossos parceiros na fiscalização e seguimento das regras”.
O governo alega que objetivo é reduzir as hospedagens clandestinas, ou seja, estabelecimentos irregulares, como casas e quartos, em que ficam um grande número de pessoas sem controle algum. Sobre os hotéis, o governo consegueria então ter mais controle do cumprimento das normas de segurança sanitária.
A regra foi construída em parceria com representantes do setor turístico.
ATUALMENTE
Até 21 de dezembro, a ocupação de hotéis, pousadas e albergues precisa seguir a portaria número 743/2020, que diz que esses estabelecimentos podem receber hóspedes de acordo com a classificação da região no mapa de risco feito pelo governo do estado. As regras são as seguintes:
- risco gravíssimo: 30% da capacidade do estabelecimento;
- risco grave: 60% da capacidade do estabelecimento;
- risco alto: 80% da capacidade do estabelecimento;
- risco moderado: 100% da capacidade.
Créditos: G1/SECOM