Um incêndio de grandes proporções atingiu um barracão da Rafitec, indústria de sacarias do município de Xaxim, no Oeste de Santa Catarina. A nuvem de fumaça foi vista de longa distância. O incêndio iniciou por volta das 15h50min e mobilizou as equipes do Corpo de Bombeiros Militar do município e região. O combate às chamas seguir noite adentro.
Defesa Civil/Divulgação
Segundo informações apuradas no local, o barracão onde o fogo iniciou continha produtos químicos. Ainda não há informações sobre o que ocasionou o incêndio.
Ao menos sete pessoas precisaram de atendimento médico por queimaduras e intoxicação pela fumaça. Não foi informado qual a gravidade dos casos. Dados iniciais apontam que ao menos 250 pessoas estavam no local no momento do início do incêndio. Pelos controles internos, todos saíram em tempo.
“A informação inicial é que ocorreu uma explosão e o incêndio se alastrou”, informa o Corpo de Bombeiros Militar. As guarnições ainda reforçam para que as pessoas não se aproximem da fábrica por haver um “risco elevado de explosão”.
Foto:Diego Sartor
Oito caminhões do Corpo de Bombeiros da região, além de 30 bombeiros trabalham no combate às chamas. Caminhões pipas de empresas particulares e das Prefeituras da região também auxiliam no local.
A PM evitou que curiosos se aproximassem da fábrica, uma vez que há risco de explosão.
NOTA OFICIAL DA EMPRESA
A respeito do incêndio ocorrido na Fábrica 02 da Rafitec Propex – Matriz Xaxim (SC), na quinta-feira, 02 de setembro de 2021, comunicamos que os maiores danos foram materiais e todas as medidas foram tomadas priorizando a integridade física dos colaboradores. Tivemos alguns feridos, que estão recebendo todo o acompanhamento e o atendimento médico necessário.
Todas as medidas de segurança envolvendo Bombeiros, Policiais e órgãos auxiliares já foram tomadas visando conter o fogo e preservar as vidas.
O motivo do incêndio e maiores detalhes sobre os danos materiais ainda não foram devidamente elencados, o que faremos em avaliação posterior com auxílio do Corpo de Bombeiros e Técnicos de Segurança.
Agradecemos a todos que auxiliaram no combate às chamas, na orientação e atendimento dos nossos colaboradores. Assim que tivermos mais informações do parecer técnico, faremos novo comunicado.