Nos dias, e principalmente nas noites frias, com temperaturas baixíssimas, usamos materiais e equipamentos que nos oferecem comodidade e aquecimento. Entretanto, além da comodidade podem oferecer ameaças, aumentando os riscos de incêndios.
Os danos podem ser materiais, sociais, ambientais e até ocasionar morte de pessoas. Dessa maneira, algumas precauções são importantes para não ficarmos expostos a uma situação de risco. Pensando nisso, nesta semana a equipe de jornalismo da Rádio Fraiburgo buscou algumas orientações e dicas de prevenção com o Comandante do Corpo de Bombeiros de Fraiburgo, Tenente Levi Garcia Ribeiro. Levi comenta que além do combate, a prevenção é a principal preocupação da instituição.
Alguns cuidados básicos no dia a dia podem minimizar estas ameaças, como cuidados especiais com fogão a lenha e lareiras, explica o Comandante.
O Comandante finaliza dizendo que houve um aumento considerável no número de incêndios na Região, num comparativo com o passado.
Alguns cuidados básicos no dia a dia podem minimizar estas ameaças, tais como:
– Ao utilizar aquecedores portáteis, mantenha-os longe de cortinas, tapetes, móveis ou outros materiais que propaguem fogo facilmente;
– Fique atento a problemas na instalação elétrica e em aparelhos elétricos. Não sobrecarregue as tomadas ligando vários equipamentos no mesmo ponto (evite o uso de benjamins, os conhecidos “T”s), e faça uma revisão da rede elétrica regularmente;
– Cuidado ao acender lareiras. Não deixe tapetes, cortinas, madeiras ou outros objetos próximos, mesmo depois do fogo ter se extinguido, pois apenas a brasa pode iniciar o incêndio, e mantenha a canalização de saída de fumaça sempre limpa. Folhas e galhos secos podem entupir a saída da fumaça, ocasionando um superaquecimento na canalização;
– Não permita que crianças acendam ou apaguem o fogo de lareira, ou liguem e desliguem aquecedores;
– Não jogue fósforos acessos ou tocos de cigarro jogados em capoeira ou lixos, pois a geada “queima” e ressaca a folhagem das plantas, facilitando a ignição e a propagação do fogo;
– Em casa
Quem tem crianças em casa deve ter os cuidados redobrados, pois boa parte dos acidentes envolve os menores, principalmente em casos de queimaduras. Líquidos quentes em garrafas térmicas, xícaras de chá, chocolate quente, cuias de chimarrão, entre outros, estão na lista dos principais vilões.
Para evitar acidentes na cozinha com o fogo, a dica é deixar fora do alcance das crianças utensílios, além de evitar a presença delas no preparo de comidas. Os cabos de panelas devem ficar sempre voltados para dentro do fogão.
– Ao sair de casa, tenha certeza que as chamas da lareira estejam extintas, e se o aquecedor esta desligado.
Estas são orientações fáceis de serem aplicadas e que podem salvar sua vida, de seus amigos e familiares.
Uma produção do departamento de jornalismo da Rádio Fraiburgo
Repórteres: Alan Moreira/ Genauro Stefanski/ Rodrigo Mattos